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Você tem a opção de validar a integridade dos documentos não apenas através de nossa plataforma

Verifique a integridade dos documentos também por meio do ITI

Camada extra de Integridade

Os documentos assinados no DealSign recebem certificação digital A1 ICP-Brasil do DealSign, proporcionando uma camada adicional de comprovação da integridade do documento.

Validação no ITI

A forma mais simples de verificar se um PDF foi assinado no DealSign e permanece inalterado é usando o Verificador de Conformidade do ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação). O ITI é a autarquia federal responsável por manter a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).

Passo-a-passo para verificar o documento no ITI:

1 – Acesse a página do verificador em

Acessar Verificador
2 – Clique em “ESCOLHER ARQUIVO” e selecione o arquivo PDF assinado no DealSign. Certifique-se de marcar a caixa ‘Estou de acordo com os termos de uso de serviço’ para concluir a validação.
3 - Clique em "VALIDAR", aguarde o carregamento para confirmar o resultado.
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Perguntas frequentes

Há prazo de fidelidade ou multa de cancelamento?

Não há! Você pode cancelar e reativar o plano sempre que quiser, direto no painel.

Contratos com as mesmas cláusulas contam como documentos diferentes?

Sim, se os signatários do documento forem distintos, os contratos são considerados completamente independentes para todos os efeitos. Mesmo que o conteúdo seja idêntico, cada um será armazenado como um documento separado, sujeito a seus próprios processos de auditoria.

O que é assinatura eletrônica?

O termo “assinatura eletrônica” refere-se a qualquer tipo de assinatura composta por um conjunto de dados associados de forma eletrônica.

No contexto brasileiro, o marco legal para a assinatura eletrônica é estabelecido pela publicação da Medida Provisória 2.200/2001-2. O artigo 1º desta medida aborda a garantia da “autenticidade, integridade e validade jurídica de documentos em forma eletrônica, bem como a realização de transações eletrônicas seguras”.

O que é assinatura digital?

A assinatura digital é uma forma de assinatura eletrônica gerada por meio de um certificado digital. Ela assegura de maneira segura a vinculação de um signatário a um documento específico. Essas assinaturas digitais criam uma “impressão digital” eletrônica, sendo capazes de validar a identidade do signatário e comprovar a integridade do documento assinado, garantindo que não tenha sido adulterado.

Qual a diferença entre uma assinatura eletrônica e uma assinatura digital?

Os conceitos de “assinatura eletrônica” e “assinatura digital” frequentemente estão interligados. Para a grande maioria dos contratos e registros, uma assinatura eletrônica é suficiente. A assinatura digital, por sua vez, representa um subconjunto da assinatura eletrônica que incorpora uma camada adicional de segurança a um documento assinado. Compatível com um certificado digital, a assinatura digital utiliza a infraestrutura de chave pública (PKI), proporcionando evidências adicionais da identidade do signatário e aprimorando a segurança para se tornar uma assinatura legalmente válida. No contexto brasileiro, os certificados utilizados para realizar uma assinatura digital devem aderir aos padrões estabelecidos pela ICP-Brasil.

As assinaturas eletrônicas são legalmente aceitas?

Sim, as assinaturas eletrônicas são reconhecidas legalmente e estão em total conformidade com as leis brasileiras, abrangendo normativas como a Medida Provisória 2.200-2, o Código Civil Brasileiro, Resoluções do Comitê Gestor do ICP e Instruções Normativas do ITI – Instituto Nacional de Tecnologia da Informação. Muitas jurisdições estrangeiras também reconhecem o valor legal e a admissibilidade de registros eletrônicos. Em geral, uma assinatura eletrônica, como aquelas suportadas pelo DealSign, é geralmente suficiente para estabelecer a validade legal de um documento. É importante observar que existem leis específicas que definem requisitos para que assinaturas eletrônicas sejam consideradas legalmente válidas, e o uso de um serviço seguro e confiável, como o DealSign, pode garantir a conformidade com esses requisitos.

Que tipos de documentos podem ser assinados eletronicamente?

A grande parte dos contratos e formulários comuns é passível de assinatura eletrônica. Exemplos de documentos que podem ser assinados eletronicamente englobam NDAs, ordens de compra, contratos com fornecedores, reclamações de apólices de seguro e acordos de emprego.

Como os destinatários assinam documentos?

Com o DealSign, a assinatura é sempre gratuita. Os destinatários simplesmente clicam em um link para acessar o contrato em um dispositivo de sua preferência, seja ele celular, tablet ou computador. Guias e instruções intuitivas orientam o usuário durante o processo de assinatura, incluindo a adoção de uma assinatura eletrônica. Ao finalizar, o destinatário clica em “Concluir” para salvar o documento assinado.

Quais formatos de documento são compatíveis?

Com o DealSign, é possível enviar documentos em formatos como Microsoft Word, PDF ou outros formatos convencionais. Você pode fazer o envio de documentos diretamente do seu computador ou de plataformas populares de compartilhamento de arquivos, como Box, Dropbox, Google Drive e OneDrive.